Confira algumas atividades desenvolvidas no dia 23 de fevereiro no Colégio EAG.

Os alunos do Berçário iniciaram o dia junto com a professora Ariana com a atividade sensorial. O objetivo do trabalho sensorial é que a criança adquira informação clara, consciente e se torne capaz de fazer classificações em seu ambiente.

A professora também trabalhou a psicomotricidade que contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Também realizaram a atividade com estímulo, pois são essenciais para o desenvolvimento da criança.

A professora Kátia realizou a atividade com os alunos do G3 “As letras que compõem o meu nome” onde cada aluno foi desafiado a compor o seu nome, tendo o apoio do crachá que fizemos. Através desta brincadeira, a criança identifica a letra inicial do seu nome e outras letras do alfabeto.

Ela também realizou com os pequenos uma atividade com a deliciosa sopa de letrinhas, o ingrediente principal é a letra inicial de cada um. Cada um encontrou a sua letra inicial, colocou na colher e levou até o prato. Essa brincadeira desenvolve a coordenação motora e a percepção visual, além da assimilação das letras.

A turma do integral realizou com a professora Andreza jogos de construção. Que é essencial para aprimorar o intelectual da criança, tais como classificação, seriação, equilíbrio, noções de quantidade, tamanho e peso, bem como a discriminação de formas e cores.

Tiveram também a brincadeira do coelho na toca e dança, trabalhamos a importância do distanciamento social nesse momento de pandemia. O objetivo foi aprimorar a atenção, agilidade, noção de tempo e espaço, desenvolvimento da capacidade e coordenação motora.

Os alunos do G5 A junto com a professora Oilma, realizaram a atividade do “Nome Próprio”. A turminha foi desafiada a raspar a fichinha que recebeu e descobrir a palavra escondida (nome próprio). Em seguida, cada aluno recebeu a letra inicial do nome para enfeitar, assim trabalhamos os fonemas das letras. O objetivo dessa atividade é a familiarização com a escrita do nome e o reconhecimento das letras (fonema e grafema).

A professora Roseane realizou com o 1°EM uma atividade sobre o estudo dos gêneros jornalísticos, reportagens e notícias em capas de jornais impressos e virtuais, bem como acerca da transição histórica da notícia de jornal. A turma montou em grupo, uma capa e a página inicial de um jornal impresso, valorizando a importância da existência da leitura impressa e gênero em estudo. A partir da solicitação, escolheram como tema “A evolução do processo vacinal conta a COVID-19 e as polêmicas a que circundam esse momento”

Esperamos que tenham gostado.

Um abraço,

Família EAG

* Segundo recomendação da OMS, crianças com 5 anos ou menos não devem ser obrigadas a usar máscaras. Isso se baseia na segurança e no interesse geral da criança e na capacidade de usar uma máscara de maneira adequada com o mínimo de assistência. Maiores informações estão contidas no Manual de Protocolos de Volta às Aulas de São Paulo emitido pela Secretaria de Educação.